Pages

segunda-feira, agosto 02, 2010

Sonhos (1990) - Opinião e Links para download

Mais uma vez, abordando o tema da sétima arte, trago aqui uma discussão sobre um filme que talvez muitas pessoas não conheçam.
Estou falando do filme Sonhos (Dreams), de 1990, dirigido por ninguém menos que Akira Kurosawa (1910-1998). Pra quem não sabe, o Kurosawa foi o cineasta mais influente do Japão, além de ter influenciado diversos diretores de cinema contemporâneos.



O filme trata de diversos sonhos que o Kurosawa teve durante a vida, alternando entre sonhos e pesadelos. Apesar de serem sonhos, os diálogos trazem mensagens muito interessantes e que nos levam a reflexão. Temas universais como morte e vida, e temas contemporâneos como a poluição no planeta, e até uma alusão à bomba de Hiroshima, que atingiu o Japão em 1945.
Há várias referências a elementos do folclore japonês, como os youkais e a mulher das neves. O ritmo do filme é diferentede qualquer filme ocidental, já que ele é um pouco "lento" para quem não está acostumado a filmes do gênero. Apesar de ser um filme de produção americana, nota-se que a estética é toda japonesa.
Ele é o que eu chamo de filme/obra-de-arte já que ele foi feito pra fruir-se dele, para aproveitar cada pedacinho, desde a história e o enredo, até as paisagens, a fotografia, e a natureza.
Algo inclusive que eu quero chamar a atenção é para as cores. Notem que os sonhos são sempre coloridos e cheios de vida, em contra-partida com os pesadelos que são em tons mais sombrios e análogos.
Para quem ficar meio "perdido" depois ou durante o filme, a respeito de alguns folclores japoneses que aparecem, indico este link do wikipedia, que fala das histórias. Mas atenção: contém spoilers!
Uma coisa interessante a ser dita é que o próprio diretor Martin Scorsese interpreta o Van Gogh, em um dos sonhos.
Mais que isso não irei contar, para não estragar a surpresa! Mas garanto que quem gosta de arte e aprecia um bom filme não vai se decepcionar! O filme é simplesmente fora de série.

Links para download (MEGAUPLOAD) - Formato .avi:
CD1:
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7

CD2:
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7

Legendas: CD1, CD2


Observação: para unir as partes, tem que se usar o programa HJSplit, comando JOIN!
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

0 comentários:

Postar um comentário

Serão aceitos somente comentários inerentes aos posts. Arte e somente Arte!

 
Copyright 2010 Arte comentada | Powered by Blogger.