Pages

segunda-feira, agosto 23, 2010

Cindy Sherman - Arte performática ou fotografia?

Achei muito interessante o trabalho desta artista norte-americana, portanto resolvi trazê-lo para o blog, a fim de mostrar o quanto algumas formas de arte se encontram tão bem relacionadas.

Cindy Sherman (19 de janeiro de 1954) é natural de Glen Ridge, Nova Jersey, e tem um trabalho notável em fotografia, especialmente naquelas em que aparece como protagonista de seus próprios trabalhos.


Antes de virar fotógrafa, Cindy pintava no período em que estudou no Buffalo State College, mas sua frustração devido às suas limitações a fizeram começar a trabalhar com fotografia. Segundo ela própria "Não havia nada mais a dizer [através da pintura](...) Eu estava meticulosamente copiando outra arte e então eu pensei que eu poderia apenas usar uma câmera e colocar os meus esforços em uma ideia instantânea."

 


Na sua série mais famosa, Sherman trabalha tirando fotos de si mesma, e por mais incrível que possa parecer, ela trabalha sozinha, sem a ajuda de assistentes. Aborda toda a questão do universo feminino e da estereotipação da mulher - apesar de ela mesma afirmar que suas obras não contêm sentido ideológico feminista; onde ela retrata mulheres de diferentes épocas do século XX, especialmente de um modo quase cinematográfico, já que as suas fotografias parecem cenas de cinema.



 
 






Citações:

"Não posso trabalhar sem ela. E tem que ser bem relaxante, porque se não, eu fico de mau humor. Trabalho com um controle remoto, então eu posso mudar CDs instantaneamente se eu precisar." (Sherman falando sobre sua necessidade de ter música enquanto trabalha).

"Não quero fazer uma arte 'nobre', eu não tenho interesse em usar a pintura, quero encontrar alguma coisa que alguém possa se relacionar sem saber sobre arte contemporânea. Eu não estava pensando em termos de preciosas impressões ou arquivos de qualidade; não quero que o trabalho pareça comodidade."

"Quando faço o meu trabalho, fico tanto tempo concentrada enquanto estou trabalhando nas minhas séries. Eu fico tão esgotada que nem quero mais chegar perto de uma câmera."

"Eu me sentia culpada no começo; foi frustrante ser bem sucedida enquanto um monte de amigos meus não. Também, estava constantemente lembrando daquelas pessoas da minha família fazendo piadas."

"Se eu soubesse como a foto seria, eu não a faria. Era quase como se ela já estivesse pronta... O desafio era mais sobre tentar fazer o que você não pode pensar."

"O trabalho é o que é e curiosamente parece com um trabalho feminista, ou um trabalho reflectivo-feminista, mas eu não vou sair por aí expondo teorias idiotas sobre coisas feministas."



Referências:
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

0 comentários:

Postar um comentário

Serão aceitos somente comentários inerentes aos posts. Arte e somente Arte!

 
Copyright 2010 Arte comentada | Powered by Blogger.