Pages

quinta-feira, outubro 22, 2009

GTO : Geraldo Telles de Oliveira (1913 - 1990)

Conheci esse artista por meio do professor Geraldo, que já nos havia apresentado o GTO em uma aula de Desenho do segundo ano.
Falarei aqui sobre ele mais por uma questão de admirar o seu trabalho, e de ver que o artista pode ser grande e humilde simultaneamente.
O GTO não tinha formação acadêmica, e foi uma pessoa simples durante toda a sua vida. Há diversos sites que coloquei nas referências que falam mais a respeito de sua vida e obra, mas vou me limitar a comentar as suas obras, que foram de grande valia para o patrimônio artístico brasileiro.
Aliás, o que mais chama a atenção era o fato de ele ter sido, em vida uma pessoa simples. Isso mostra o valor de sua arte, e que ele não precisava simplesmente dizer o que estava óbvio para todo mundo, que era a qualidade estética das suas esculturas.

GTO era conhecido como "o escultor dos sonhos", já que ele mesmo dizia que sonhava com as esculturas e as fazia sem ter conhecimento algum em escultura. Talhava madeira e chegava ao resultado desejado. Claro, me esqueci de dizer que ele era autodidata. Um "curioso", digamos assim.
Mas depois que ele foi descoberto, na década de 60, ele começou a participar de exposições individuais, incluindo a Bienal de Veneza em 1980. Ele se utilizava do cedro para fazer as suas esculturas, que eram todas de aspecto geometrizado e repetitivo. Ele fazia geralmente figuras humanas encaixadas formando algo ornamentado. Ao mesmo tempo, observa-se, que era um trabalho simples, quase um artesanato.


Eu particularmente sou apaixonada pelas formas de mandala que ele faz nos trabalhos dele. Haja precisão para conseguir encaixar os "bonequinhos" dentro destes círculos! Fora que nos dá uma impressão quase que ritualística de suas obras, por causa do aspecto de suas composições na escultura.

Para complementar, achei um vídeo de 1 minuto e meio no youtube, que fala rapidamente sobre o seu trabalho. Apesar do vídeo ser do filho (ou neto) dele, acho importante divulgar.




Referências:

Site do Itaú Cultural

Site Bolsa de Arte


Site Comartevirtual
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

1 comentários:

Gabi Sentieri disse...

Ontem, em belo Horizonte foi aberta a Galeria de Arte do Sesc Palladium, a exposição de inauguração é do Artista GTO, que dá nome à sala.
Um documentário sobre a vida do artista foi exibido e emocionou todos. Vale a pena assitir o documentário.

http://www.sescmg.com.br/Pagina/1922/galeria-de-artes-do-sesc-palladium-e-inaugurada-em-grande-estilo.aspx

Postar um comentário

Serão aceitos somente comentários inerentes aos posts. Arte e somente Arte!

 
Copyright 2010 Arte comentada | Powered by Blogger.