Pages

terça-feira, maio 19, 2009

Arte, meio ambiente e as esculturas subáquáticas de Jason de Caires

A ideia de escrever esse post veio mais uma vez de uma aula de Oficina de Escultura. Estávamos vendo alguns artistas que trabalham com entalhe, e não me lembro certamente, mas a professora acabou nos mostrando esse artista com uma proposta tão inovadora, diferente e que aborda um tema que está em nossa rotina há vários anos: a questão ambiental.
Jason de Caires Taylor (1974) é o nome desse inglês que com certeza fez uma reflexão em cima da arte como estética ambiental, e de como o ser humano afeta a natureza.
As suas esculturas são feitas de um material que não prejudica o meio ambiente, e se assemelha a algum tipo de rocha natural. Inclusive é desejável que pequenos organismos aquáticos se anexem às suas obras, de forma a interagir com ela. Isso é contemporaneidade! O conceito de que a obra faz parte de um contexto, e que ela se inter-relaciona a ele.
O vídeo abaixo mostra a sua instalação subaquática em Grenada, no Caribe. Podemos notar uma certa morbidez em seus trabalhos. Imagina tu estares mergulhando e encontrar essas figuras? Fato extremamente surreal! Fora a naturalidade que representam. Quem as olha de longe pode até pensar que são pessoas, ou outros objetos.






De acordo com o site "Meio Norte", está prevista para maio de 2010 a inauguração de outra instalação subaquática, também de autoria de Taylor, só que "(...)no fundo do mar do Parque Nacional Costa Ocidental de Isla Mujeres, Punta Cancún e Punta Nizuc. A obra ocupará 150 metros quadrados e deve pesar cerca de 70 toneladas." Mais informações no segundo site citado nas referências.
Para quem se interessar mais pelo trabalho, disponibilizei o link do site oficial do artista. A má notícia é que está no idioma Inglês. Mas para quem não consegue traduzir, aconselho a acessar o http://www.google.com.br/language_tools?hl=pt-BR, que é um excelente site para traduções do Inglês para o Português.

Referências:
http://www.underwatersculpture.com/index.asp (site oficial do artista)
http://www.meionorte.com/noticias,cancun-tem-agora-museu-submerso-com-esculturas-humanas,67590.html
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

0 comentários:

Postar um comentário

Serão aceitos somente comentários inerentes aos posts. Arte e somente Arte!

 
Copyright 2010 Arte comentada | Powered by Blogger.